Saúde Mental importa SIM!

 




Olá leitores, esperamos que todos estejam bem!

Hoje queremos trazer um tema de extrema importância pra nossa vida e convidamos a Psicóloga Daniele Martins Furtado para falar sobre saúde mental. 

Mas qual relação disso com Finanças ? Leiam o artigo e saberão.

Esperamos que gostem !

No final do artigo tem o link do Instagram dela.


--------------------------------------------

Vamos falar de saúde mental? Não existe uma definição absoluta e oficial a respeito, mas segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental pode ser entendida como “um estado de bem-estar mental que permite às pessoas lidar com os momentos estressantes da vida, desenvolver todas as suas habilidades, aprender e trabalhar bem e contribuir para a melhoria de sua comunidade”. Quando falamos em saúde mental não estamos, portanto, necessariamente falando em transtornos mentais ou psicológicos, mas sim sobre uma condição muito mais ampla. 


A saúde mental está relacionada a nossa  capacidade em lidar com conflitos e adversidades da vida, de suas emoções, da qualidade dos relacionamentos interpessoais, de um bem-estar psicológico e social, de fatores internos e externos que interferem em nossas ações, relacionamentos e na nossa capacidade de fazer escolhas. 



E como posso saber como está  minha saúde mental? 


Nossa saúde mental está diretamente relacionada à forma como reagimos às exigências da vida, suas mudanças, imprevistos e desafios; ao modo que harmonizamos nossas ideias com nossas emoções, a nossa flexibilidade diante da vida. 

É possível dizer que uma pessoa mentalmente saudável é capaz de enfrentar desafios e mudanças  com equilíbrio, reconhecer seus limites e pedir ajuda quando necessita. 


Portanto, pare um pouco, tire um tempo para você e pense:


Como você está reagindo aos desafios e mudanças na sua vida ? 

Como está sua flexibilidade para lidar com aquilo que não sai conforme o planejado ? 

Quanto do seu  tempo é realmente para você ? 


Se sua resposta foi “não tenho tempo para pensar nisso”, talvez sua saúde mental esteja precisando de uma atenção. Você pode procurar um profissional de saúde mental (psicólogo ou psiquiatra) e/ou adquirir algumas atitudes que podem te ajudar, como: 


  • Separar um tempo para desacelerar;

  • Praticar alguma atividade física;

  • Desenvolver e cuidar da sua  autoestima;

  • Estabelecer vínculos baseados na empatia, afetividade  e escuta reflexiva; 

  • Ter uma alimentação saudável;

  • Dormir bem;

  • Dedicar horas para fazer o que te traz bem-estar: ler um livro, ver um filme, viajar, encontrar amigos/as, ficar com a família e/ou qualquer atividade que te faça sentir bem e feliz. 

  • Desconectar: fique sem celular, tablet, computador ou jogos eletrônicos por algumas horas do dia .


Além disso, atenção se você tem se percebido com baixa de energia, insônia, alteração de apetite, tristeza, irritabilidade, mau humor, perda de interesse em atividades que antes lhe davam prazer, dificuldade para cumprir suas obrigações ou perda de concentração. Talvez seja a hora de procurar um profissional de saúde – e está tudo bem pedir ajuda!


Mas qual a relevância da saúde mental para sua saúde  financeira ? 


Quando a saúde mental está comprometida, nossa  capacidade de tomada de decisão, tolerar o estresse, enfrentar desafios e aceitar frustrações pode ter uma redução significativa. Reclamar e não ver uma “saída” torna-se mais lógico e  achar uma solução pode não ser uma possibilidade. 

Se pensarmos que lidar com questões financeiras pode trazer estresse, frustrações e desafios é possível perceber o impacto do adoecimento mental nas finanças. 


Assim como a saúde mental afeta a saúde financeira o contrário também acontece: “ adoecimento” financeiro pode trazer doença mental. 

Segundo a OMS  o Brasil é o país da América Latina com mais casos de depressão, muitos deles tendo como causa principal o desequilíbrio financeiro. O endividamento é um dos grandes responsáveis pelo estresse e ansiedade em grande  parte população brasileira.  


Portanto, cuidar da saúde mental pode ser essencial para te ajudar na construção e manutenção de uma saúde financeira. 


E  lembre-se: a prevenção começa com o conhecimento. Informe-se!


Daniele Martins

Psicóloga

CRP 05/39639

Instagram
@danielefurtadopsicologa


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Investindo no Mundo dos Games: Bancos, ETFs e Fundos de Investimentos

Desvendando o Potencial das Startups

Enfrentando o Consumismo Festivo: Equilibrando Festas e Estabilidade Financeira